Promob é um software produzido pela empresa brasileira PROCAD, especialista na produção de softwares para ambientes e móveis sob medida. Por isso, o mercado moveleiro (indústrias e lojas) buscam no Promob a solução para os seus projetos.
O promob possui uma família de softwares, cada um com uma peculiaridade própria mas a funcionalidade de todos é bastante similar: promob plus, promob arch, promob lite, promob studio, promob home e o recentíssimo promob start.
Como material usaremos o promob arch por se destinar diretamente ao arquiteto e designer de interiores.

Promob Arch

O Promob arch é um programa de modelagem em 3D desenvolvido especialmente para designers de interiores e arquitetos, para ser usado na concepção, desenvolvimento e impressão do projeto, dispensando o uso de outros softwares (inclusive CAD).
Possui um sistema de modelagem e renderização próprio permitindo criar simulações fotográficas de boa qualidade agregando valor ao projeto e permitindo que o cliente compreenda o projeto com mais facilidade.
Mesmo sendo um modelador 3D o software oferece alguns recursos para o desenho bidimensional. Esses recursos visam, apenas, facilitar o processo de criação, não sendo, portanto, o escopo do software.
O  promob  possui um renderizador integrado ao sistema, isso quer dizer que ele  renderiza os projetos internamente não necessitando, assim, de plugins ou outros programas.
A Procad oferece ainda o render up um plugin desenvolvido para o promob que potencializa o resultado final das renderizações.
A ênfase de uso do Promob é a produção (de forma muito precisa e especializada) de mobiliário sob medida.
A parceria travada com outras empresas permitem que seja adicionada à sua biblioteca itens que são encontrados no mercado, como revestimentos,  ferragens, aramados, etc.
O promob possui ainda uma coleção bastante extensa de modulações que podem ser utilizadas diretamente no projeto ou ainda editadas e customizadas, além de uma infinidade de opções de materiais de revestimento da biblioteca, que também podem ser editados, é possível importar imagens (da web por exemplo) para aplicação como revestimento.
Permite produzir toda a documentação do projeto como cotas, elevações, cortes, planta baixa, impressão em diversas escalas sem a necessidade de outro software do tipo CAD, tudo feito a partir do modelo em 3D.
O uso é bastante intuitivo e de fácil aprendizado.
É possível também criar curtas animações simulando, por exemplo, caminhar pelo ambiente, abrir e fechar portas, janelas, gavetas, etc., (animações sem renderização).
Enfim, um software bastante versáril, desenvolvido inteiramente em português especialmente para designers e arquitetos!
Vale a pena espiar o site da Procad e conhecer a família Promob.